Quase um ano atrás, uma das minhas três Arrays Drobo RAID teve um problema que achamos que seria esclarecido com uma chamada para o suporte Drobo. O dia se transformou em semanas, que se transformaram em meses, enquanto esvaziamos os recursos da equipe Drobo para encontrar uma resolução. Eles recomendaram que enviássemos as unidades para um centro de recuperação de dados perto de sua localização na área do Vale do Silício. Este conhecido centro era otimista no início, mas eventualmente não conseguiu recuperar nenhum dado. Depois de enviar as unidades para outro centro proeminente de recuperação de dados, ficou claro que estávamos fora das opções e que perderam quase 28 Tb de dados insubstituíveis. Neste ponto, ficamos nove meses em nossa questão de perda de dados. Então, nosso editor principal encontrou informações para uma empresa em Vancouver, BC. chamado ReStoringData. Falei com Ilana no ReStoringData várias vezes pelo telefone e por e-mail. Ela era extremamente fácil de trabalhar e otimista de que poderiam recuperar os dados perdidos. Com nada a perder, mas o custo do envio, enviamos as unidades com pouca esperança de qualquer resolução positiva. Ilana contatou-me dentro de alguns dias, e me avise que eles avaliaram as unidades e começaram a recuperar os dados. Eu tinha ouvido isso antes, então eu ainda tinha pouca esperança. Três semanas depois, após as férias de Natal, recebi a palavra de Ilana de que já havia recuperado 12 Tb dos dados nas unidades. Os dados estavam voltando completamente, e em sua estrutura de arquivos original. Eu quase desmaiei. Algumas semanas depois, enviamos unidades de substituição para Ilana para a transferência final para enviar de volta para nós. Tudo o que acabou agora está de volta! Seria subestimado o que aconteceu dizer que essa perda de dados foi catastrófica. O que os técnicos da ReStoringData fizeram foi nada menos que um milagre. Não só eles conseguiram nos salvar literalmente dezenas de milhares de dólares na tentativa de recriar os dados que perdemos, mas eles foram extremamente úteis e otimistas durante toda a experiência. Eles foram capazes de fazer o que dois centros de recuperação muito conhecidos, e a equipe técnica da Drobo, nos disse que não era possível. Espero que eu nunca tenha uma necessidade semelhante de recuperar dados como este. Mas se eu fizer, eu sei quem receberá a chamada PRIMEIRO.